Questão
SP - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (Hospital Universitário da UNIFESP)
2009
Residência (Acesso Direto)
Adolescente-masculino1163341519a
Adolescente masculino, com 16 anos e 6 meses de idade, refere aumento de peso há 7 anos com deposição de gordura em giba dorsal, abdome e membros. Apresenta ingestão alimentar excessiva e atividade física ausente. Pais e irmãos são obesos. Exame físico: Peso = 114,3 kg, estatura = 165 cm, IMC (índice de massa corporal) = 42 kg/m² (percentil 95 da curva de IMC para idade e sexo equivalente a 28 kg/m²), níveis pressóricos normais, desenvolvimento pubertário segundo os critérios de Tanner G (genital) 4 e P (pelos) 5, acantose nigricans em nuca e axila, lipomastia, estrias nacaradas em braços, coxas e região lombar. Restante do exame sem alterações. 

Pode-se afirmar que:
A
O diagnóstico de obesidade mórbida é determinado pelo grau de obesidade, com 50% de excesso de IMC em relação ao percentil 95 das curvas de referência.
B
A acantose nigricans sugere o diagnóstico de diabetes mellitus associado, indicando necessidade de iniciar hipoglicemiante oral.
C
Há indicação do uso de medicação para auxiliar no controle de peso devido às comorbidades associadas. O medicamento de escolha é o fenproporex.
D
O prognóstico da obesidade neste caso é muito bom, já que o paciente ainda entrará em crescimento acelerado pubertário e deverá ter adequação da relação peso/estatura.
E
Devido à presença de estrias e da giba dorsal, é importante descartar causas endocrinológicas para a obesidade desse adolescente, como, por exemplo, síndrome de Cushing.