Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto - SCMRP
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Adolescente-sexo1009ce7fea0
Adolescente do sexo masculino de 16 anos de idade procura atendimento médico na Unidade Básica de Saúde sem o acompanhamento dos pais. Durante a consulta, ele revela estar em um relacionamento não monogâmico com um parceiro que relata histórico de infecção pelo HIV, sem informações adicionais sobre CD4, carga viral ou uso de terapia antirretroviral. O paciente conta que sempre usou camisinha durante as relações, mas questiona sobre outras formas de prevenção.

Considerando as recomendações atuais do Ministério da Saúde referentes à prevenção do HIV, bem como as diretrizes para o atendimento de adolescentes, qual seria a conduta apropriada nesse caso?
A
Oferecer teste rápido e reforçar medidas não farmacológicas de prevenção, uma vez que, devido à sua faixa etária, a profilaxia pré-exposição (PrEP) está contraindicada.
B
Oferecer teste rápido para HIV e, caso não reagente, oferecer profilaxia pós-exposição (PEP) com tenofovir, lamivudina e dolutegravir.
C
Convocar os pais do adolescente para dar continuidade ao atendimento.
D
Oferecer teste rápido e, se reagente, oferecer profilaxia pós-exposição (PEP) com tenofovir, lamivudina e dolutegravir.
E
Oferecer teste rápido para HIV e, caso não reagente, oferecer profilaxia pré-exposição (PrEP) com entricitabina e tenofovir.