Adolescente do sexo masculino, 16 anos, é atendido primeiramente com sua mãe e depois sozinho. Nesse segundo momento da consulta ele conta que experimentou maconha em uma festa. Refere que ele e seus dois melhores amigos estavam num grupo e todos deram uma tragada num cigarro de maconha que nem sabiam de quem era. Acharam ruim, tossiram, mas disfarçaram na hora para não “ficar chato”. Decida a conduta médica.
Questão
GO - Fundação Banco de Olhos de Goiás - FUBOG
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Adolescente-sexo69591503d5
A
Ainda na consulta sem acompanhante, dar orientações sobre os riscos e malefícios do uso de maconha. Depois, pedir para conversar a sós com a mãe e comunicá-la sobre o ocorrido, chamando o paciente em seguida.
B
Explicar ao adolescente que este fato não poderá ser mantido em sigilo, chamar sua mãe e comunicar o ocorrido na presença do paciente, em seguida orientá-los sobre os riscos e malefícios do uso de maconha.
C
Ainda na consulta sem acompanhante, reforçar os riscos e malefícios do uso da maconha. Não comentar nada com a mãe na presença do adolescente. Ligar para a mãe mais tarde e falar com calma sobre o que ocorreu.
D
Ainda na consulta sem acompanhante, dar orientações sobre os riscos e malefícios do uso de maconha. Não comunicar o ocorrido à mãe do paciente. Pedir para marcar retorno em um mês.