Questão
MA - Hospital Geral Tarquino Lopes Filho - HTLF
2013
Residência (Acesso Direto)
Adolescente-sexo72cf414814
Adolescente do sexo masculino, 18 anos, residente em Pedrinhas, internado com quadro de febre, perda de peso, inapetência e vômitos, há 1 mês. Ao exame físico: palidez, febre (Tax.: 39°C), dor em hipocôndrio D e esplenomegalia 7 cm abaixo do rebordo costal E (confirmada por ultrassom). Hemograma: anemia, neutropenia com desvio para esquerda e plaquetopenia. Eletroforese de proteínas: hipoalbuminemia e hipergamaglobulinemia policlonal. Considerando Leishmaniose Visceral como diagnóstico presuntivo, é correto afirmar, EXCETO:
A
A internação foi bem indicada, sendo necessária, na admissão, a coleta de hemoculturas e início de antibiótico empírico para neutropenia febril.
B
 Se não houvesse manifestações clínicas sugestivas de Leishmaniose Visceral, um teste sorológico reagente não autorizaria o início do tratamento. 
C
O aspirado de medula óssea, embora menos sensível que a punção de baço, constitui procedimento diagnóstico seguro, permitindo a visualização de formas promastigotas do parasita
D
 Trata-se de paciente imunodeprimido, sujeito a infecções secundárias, principalmente por tuberculose, bactérias capsuladas e bactérias Gram-negativas. 
E
O tratamento de primeira escolha pode levar a efeitos adversos importantes relacionados à cardiotoxicidade (alterações do segmento ST e da onda T) e elevação de enzimas hepáticas.