Alergia à proteína do leite de vaca e intolerância à lactose são duas situações de alta prevalência. Ao se fazer o diagnóstico de alergia à proteína do leite de vaca, deve-se ter cuidado para não confundir com o diagnóstico de intolerância à lactose, o que é frequentemente observado na prática clínica. Quanto a essas duas situações clínicas, é CORRETO afirmar que:
Questão
TO - Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
2018
Residência (Acesso Direto)
Alergia-a-protei-leite61f1d7d2f9
A
Sempre que um paciente tem lesões de mucosa intestinal, decorrentes de alergia ao leite de vaca, apresenta, também, intolerância secundária à lactose, embora o inverso não aconteça
B
O teste de tolerância oral de lactose ou o teste do hidrogênio molecular (H2) expirado devem ser indicados em todos os pacientes com suspeita de alergia à proteína do leite de vaca para diagnóstico diferencial.
C
De modo diferente da alergia à proteína do leite de vaca, a deficiência ontogenética da lactase é um evento comum e as manifestações clínicas são tardias
D
Para diferenciar alergia ao leite de vaca de uma intolerância à lactose em crianças pré- escolares, não é correta a atitude de proibir o uso temporário de fórmulaspoliméricas que contenham proteína do leite de vaca, mas isentas de lactose.
E
A enteropatia, induzida por proteínas alimentares (EIPA), não costuma ocasionar impacto negativo na nutrição da criança e não costuma ser acompanhada de intolerância à lactose, pois é uma reação imediata, mediada por ige.