Na América, o Brasil representa o país de maior endemicidade para Leishmaniose Visceral (LV), sendo responsável pela maioria dos casos descritos neste continente, o que mostra a necessidade de atenção dos órgãos de saúde pública para o controle dessa doença que é fatal quando não tratada. Assinale a opção INCORRETA:
Questão
PI - Universidade Federal do Piauí - UFPI (Hospital Universitário da UFPI)
2016
Residência (Acesso Direto)
America-Brasil50fd879d58
A
A LV brasileira comporta-se como uma antropozoonose periurbana e rural, e o cão é o reservatório doméstico mais importante, podendo se apresentar desde uma fase assintomática até a morte com caquexia progressiva.
B
Os sinais e sintomas de desnutrição na LV desenvolvem-se com a progressão da doença, incluindo edema periférico, queda de cabelo e alterações de pele e unhas, podendo levar à caquexia com hipotrofia muscular acentuada.
C
O envolvimento pulmonar é bastante frequente na LV, sendo a pneumonite intersticial o achado mais relatado e confirmado por achados histopatológicos.
D
Melhora clínica e do apetite, interrupção da febre após 7 a 10 dias do início do tratamento, ganho de peso, reversão da pancitopenia e regressão da hepatoesplenomegalia são critérios utilizados para avaliar se o tratamento está sendo adequado.
E
Os pacientes que apresentam melhora clínica e a negativação inicial do mielograma e/ou mielocultura, logo após o término do tratamento, não voltam mais a apresentar sintomas ou necessidade de tratamento posterior, uma vez que são considerados curados.