Questão
SP - Secretaria Municipal de Saúde de Santos - SMS Santos
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Ana-Beatriz-deu125f2783382
Ana Beatriz deu entrada na unidade de saúde devido a dores abdominais que apresentava há alguns dias. Para iniciar o atendimento, Carlos, funcionário recém-contratado, solicitou o cartão do SUS da paciente. Ana Beatriz prontamente entregou o documento a ele que, em seguida respondeu: "Sr. Guilherme, pode aguardar aqui na recepção que logo o médico vai te chamar pelo nome". Ana Beatriz sentiu-se ofendida e bastante incomodada com a exposição, já que o seu nome social consta no cartão SUS. Porém, devido às dores que vinha apresentando, decidiu esperar a consulta médica. 

Diante do relato e embasado no Código de Ética Médica, na Constituição Brasileira, nos Princípios do SUS e na Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis, é correto afirmar que
A
o médico deverá chamar a paciente pelo nome civil, bem como fez Carlos, pois as equipes das unidades de saúde devem trabalhar em um conjunto harmoniosamente.
B
a decisão de chamar a paciente pelo nome social ou civil caberá ao médico, pois essa escolha é facultativa a cada profissional, de acordo com seus credos e preceitos.
C
caso o médico chame a paciente pelo nome civil, receberá a suspensão do exercício profissional por 30 dias.
D
o médico deverá chamar a paciente pelo nome social, pois, no SUS, o uso do nome social e o pronome a ele atribuído é um direito do cidadão.