Analise as afirmações referentes aos exames de imagem utilizados para a investigação clínica de afecções operatórias do intestino delgado:
I. Considerando uma obstrução do intestino delgado, na radiografia simples de abdome, em decúbito dorsal e ortostatismo, as alças distendidas tendem a ocupar uma posição mais lateral e as válvulas coniventes ficam menos visíveis.
II. o exame radiológico contrastado é muito importante para o estudo morfológico, funcional e do relevo mucoso do intestino delgado, além de possibilitar a avaliação precisa da parede e de alterações extraparietais
III. A USG de abdome permite o estudo do peristaltismo e a imagem é característica nos casos de intussuscepção; ademais quando associada ao uso do doppler colorido permite o estudo detalhado dos vasos mesentéricos
IV. a arteriografia é um exame fundamental para o diagnóstico de trombose de artéria mesentérica superior e da isquemia mesentérica aguda não oclusiva. Por ser um exame de risco maior só deve ser feita quando o diagnóstico não foi elucidado por meio de exames menos invasivos.
Assinale a alternativa CORRETA: