Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I. As queimaduras localizadas em face, pescoço, períneo e genitais são tratadas pelo método da oclusão utilizando-se curativos com gaze de morim embebida em soro fisiológico.
II. A fórmula de Evans e de Brooke, para a reposição de líquidos em pacientes que sofreram queimaduras extensas e graves, estabelece que a quantidade total de líquidos a ser administrada, nas primeiras 48 horas é igual a: P(peso) x A (área queimada) x 3 (limitando-se o valor de A=50% da superfície corpórea queimada).
III. Indivíduo não vacinado contra o tétano, vítima de queimadura, deve receber soro anti-tetânico (5.000 UIM para crianças ou 10.000 UIM para adultos) ou imunoglobulina hiperimune humana; além da vacina antitetânica. Nos indivíduos vacinados há menos de 5 anos não é necessária a prevenção contra o tétano.
IV. A sulfonamida metilada e a sulfadiazina de prata são agentes bacteriostáticos utilizados na prevenção/tratamento da infecção em queimaduras extensas e profundas. Entretanto, a sulfonamida metilada pode causar acidose metabólica e dor intensa na queimadura.
V. Para que se estabeleça o ritmo da reposição volêmica no paciente grande queimado é importante considerarmos o momento em que o paciente recebe o primeiro atendimento hospitalar, e não o momento da queimadura ou do acidente que a causou.
Assinale a alternativa CORRETA: