Questão
PA - Universidade Federal do Pará - UFPA (Hospital Universitário João Barros Barreto - HUJBB) (Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza - HUBFS)
2013
Residência (Acesso Direto)
Analise-caso-graficos85144722d1
Analise o caso seguinte e os gráficos abaixo (VER IMAGEM). RNT, parto vaginal, Apgar 9/10, AIG, Mãe O Rh negativo, Coombs indireto negativo. Com 18 horas de vida, icterícia leve em face e tronco (Zona 2 de Kramer). Pele e mucosas levemente hipocoradas. Exames: Teste de CD: positivo; GS RN: A positivo; BT = 10,5 mg/dl, BD = 0,4 mg/dl, BI = 10,1 mg/dl; Hemoglobina = 12 mg/dl; Reticulócitos = 3%. O gráfico de Bhutani e o de fototerapia indicam que, nesse caso, é necessário: 

A
colocar em fototerapia de alta irradiância porque é Doença Hemolítica por Incompatibilidade materno-fetal no sistema Rh e acompanhar os resultados de bilirrubina.
B
fazer exanguíneo transfusão porque é Doença Hemolítica por Incompatibilidade materno-fetal no sistema Rh. 
C
colocar em fototerapia de alta irradiância porque é Doença Hemolítica por Incompatibilidade materno-fetal no sistema ABO e acompanhar os resultados de bilirrubina.
D
colocar em fototerapia de baixa irradiância porque é Doença Hemolítica por Incompatibilidade maternofetal no sistema ABO.
E
manter a criança em observação em casa e colher exames de 12/12h.