Questão
PR - Universidade Estadual do Oeste de Paraná - Unioeste (Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP)
2014
Residência (Acesso Direto)
Anemia-megaloblastica803dfde21c
Anemia megaloblástica é um grupo heterogêneo de doenças que compartilham características morfológicas comuns. A característica morfológica da megaloblastose é o megaloblasto. Megaloblastos são células grandes com uma relação núcleo/citoplasma aumentada, na qual a maturação nuclear é retardada, enquanto a maturação citoplasmática é mais avançada. O sangue periférico revela que as hemácias são macrocíticas e ocasionalmente os megaloblastos podem estar presentes. Os megaloblastos são, em geral, abundantes em aspirados de medula óssea. Assim, é INCORRETO afirmar em relação à anemia megaloblástica:
A
As mudanças megaloblásticas não estão limitadas à série vermelha, desde que neutrófilos hipersegmentados podem ser vistos em esfregaços periféricos.
B
Pancitopenia não ocorre em anemias megaloblásticas.
C
Megaloblastose é um distúrbio generalizado, o qual envolve células de crescimento mais rápido, tais como as células da mucosa gastrointestinal e cérvice uterina, além de sérias falências orgânicas poderem ocorrer em indivíduos com a anemia megaloblástica.
D
A etiologia da megaloblastose é diversa, mas, uma base comum é o dano à síntese de DNA.
E
A deficiência tanto de cobalamina (vitamina B-12) como de folato são as causas mais comuns de megaloblastose.