Antes da pandemia do novo coronavírus, muitos países estavam observando constantes progressos no combate à Tuberculose (TB). No entanto, um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que o acesso aos serviços de TB continua a ser um desafio e que as metas globais de prevenção e tratamento provavelmente serão perdidas sem ações e investimentos urgentes. São atividades de saúde pública, para o combate à TB no Brasil, EXCETO:
Questão
MG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais - IPSEMG
2021
Residência (Acesso Direto)
Antes-pandemia-novo66d42940dc
A
Uso da estratégia Practical Approach to Lung Health (PAL) para a avaliação prática ou sindrômica das doenças respiratórias de todos os pacientes com sintomas que procuram as unidades básica de saúde, principalmente maiores de 2 anos.
B
Busca ativa de sintomáticos respiratórios, identificando precocemente pessoas com tosse por tempo igual ou superior a três semanas.
C
Tratamento Diretamente Observado (TDO) para todo caso de tuberculose (novo ou retratamento).
D
Controle de contatos, com esforços adicionais para a ampliação do cuidado entre os assintomáticos e, também, para a instituição do tratamento da infecção latente (quimioprofilaxia secundária), quando indicado.