Antigamente conhecida como Doença de Rhesus, ou Eritroblastose fetal, hoje mais comumente denominada de Doença Hemolítica Perinatal, ocorre quando os anticorpos maternos atravessam a barreira placentária e ligam-se a antígenos presentes nas células sanguíneas fetais, causando hemólise prematura dessas células. Considerando a gravidade da doença e a necessidade de intervenção analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA:
Questão
ES - Hospital Evangélico de Vila Velha - HEVV
2020
Residência (Acesso Direto)
Antigamente-conhecida58ed69c0cb
A
no caso de morte intrauterina, se o feto era Rh positivo, independentemente da idade gestacional, a administração da imunoglobulina anti-D deve ser feita imediatamente após o parto.
B
somente os anticorpos IgG são capazes de provocar a Doença hemolítica perinatal (DHPH), pois eles atravessam a placenta.
C
mulheres RhD negativas, em primeira gestação, ao gerarem conceptos RhD positivos, podem desenvolver a DHPH já nessa gestação.
D
a sensibilização materna está envolvida no processo de desenvolvimento da DHPN pelos números de abortos e gestações anteriores, além de transfusões prévias e permeabilidade placentária.
E
a imunoglobulina anti-D promove proteção de 98 a 99% quando administrada nas 72 horas seguintes do parto.