Antônia, 34 anos e João, 41 anos estão casados há 3 anos, nunca usaram métodos contraceptivos e nunca engravidaram. A observação relevante é que o João relata ter se submetido a vasectomia há 10 anos. Antônia, por sua vez, é nuligesta tem muitas cólicas e ciclos irregulares. Ela está se consultando porque pretende engravidar. Responda às questões abaixo relacionadas de a) a e), levando em consideração esta situação clínica.
a) Qual é o diagnóstico que deve ser oferecido para o casal?
b) Qual(is) o(s) exame(s) a ser(em) solicitado(s) para a Antônia com o intuito de investigar um eventual fator TUBÁRIO que pode ter produzido esta situação?
c) Qual(is) o(s) exame(s) a ser(em) solicitado(s) para a Antônia com o intuito de investigar um eventual fator OVULATÓRIO que pode ter produzido esta situação?
d) Qual(is) o(s) exame(s) a ser(em) solicitado(s) para o João com o intuito de investigar os fatores masculinos que produziram esta situação?
e) Supondo-se que seja estabelecido o diagnóstico de endometriose para a Antônia. Apresente uma alternativa de tratamento desta situação clínica de Antônia e João: