Antônia, 55 anos, bancária aposentada, mãe de 3 fllhos, notou ganho de peso progressivo após a menopausa. Ao consultar seu médico procurando emagrecer, foi percebido na palpação de pescoço a presença de um nódulo indolor, elástico e móvel, com aproxlmadamente 2 cm. A palpação de região cervical pareceu normal, sem Iinfonodomegalias. O resultado da ecografia mostrou nódulo com características espongiformes. Ela, naturalmente está muito ansiosa com a possibilidade deste nódulo ser maligno. Das afirmativas abaixo, asslnale a que contém a informação correta.
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Antonia-55-anos72c7e1ab78
A
Nódulos palpáveis da tireoide são encontrados em cerca de 5% dos adultos e vários estudos revelam a presença de nódulos da tireoide em até 50% das glândulas de indivíduos com 50 anos de idade, principalmente em mulheres.
B
A maioria dos pacientes com nódulos da tireoide possui provas de função tireoidiana comprometidas com hipotireoidlsmo, geralmenle causada por tireoidite de Hashimoto.
C
Se o TSH estiver suprimido, será indicada uma cintilografia com radionucleotídeos para determinar se o nódulo identificado é quente, já que as lesões com maior captação podem revelar focos de carcinoma anaplásico na punção com agulha fina (PAF) da tireoide.
D
Mesmo se a leitura da lâmina da PAF resulte em Bethesda 2 , é adequado programar nova em 3 meses, pois a idade da paciente e o tamanho do nódulo a classifica como alto risco.
E
No caso de ser diagnosticado um carcinoma de tireoide bem diferenciado existe a possibllidade de vigilância ativa (seguir com ecografas), somente lobectomia ou tireoidectomia total e ainda o uso do teprotumumabe (inibidor do receptor de lgF-1) visto ser um quadro indolente.