Após colidir com um carro, um ciclista sem capacete caiu em uma via pública, com trauma direto na cabeça de acordo com testemunhas no local. Teve uma perda momentânea de consciência logo após a queda, mas logo se recuperou passando a referir cefaleia. Durante o transporte, apresentou 1 episódio de vômito. Na admissão no PS, apresentava-se consciente, respirando espontaneamente com máscara de oxigênio, com colar cervical, hemodinamicamente normal e com evidência de fratura de perna direita sem outras alterações ao exame clínico. Enquanto aguardava a realização da TC de crânio, evoluiu com rebaixamento do nível de consciência com Glasgow de 8, hemiparesia contralateral e anisocoria. Com relação ao caso, é CORRETO afirmar que:
Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2016
Residência (Acesso Direto)
Apos-colidir-com-carro113c802b6d1
A
Trata-se provavelmente de um hematoma subdural agudo pela evolução clássica deperda momentânea da consciência logo após o trauma, seguida de “intervalo lúcido” e depois evoluindo com sinal localizatório.
B
A anisocoria deve ser interpretada como sinal de hérnia de úncus, sendo que a pupila dilatada é homolateral à lesão.
C
O tratamento preferencial é clínico, com monitorização da Pressão Intracraniana (PIC),independentemente do achado tomográfico.
D
Essa evolução pode ser explicada pelo sangramento venoso decorrente da rotura das veias do espaço subdural.
E
Com essa piora neurológica, independentemente do volume de sangramento, a drenagem cirúrgica está contraindicada.