Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Apos-concluir-sua1519cf37885
Após concluir sua formação, você resolveu trabalhar em uma unidade de Pronto- Atendimento (UPA) e durante seu plantão houve uma chamado para atendimento de um acidente com 4 vítimas, todas trazidas por particulares à UPA, com as seguintes lesões evidenciadas: 

Vitima 1: motorista, não usava cinto, refere dispneia leve e tem marca de contusão em tórax anterior. 

Vitima 2: passageiro dianteiro, com cinto, apresentando trauma de face com sangramento nasal importante e contusão em joelho com dor à mobilização. 

Vitima 3: passageiro traseiro, sem cinto, gestante de aproximadamente 34 semanas, referindo dor abdominal e perda de líquido vaginal. 

Vitima 4: passageiro traseiro, com cinto, criança de aproximadamente 8 anos, chorando bastante e chamando pela mãe, referindo dor no dorso e na mão esquerda à mobilização. 

Vitima 5: passageiro traseiro, ejetado do veículo, trazido já em óbito ocorrido no local. 


Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta em relação ao encaminhamento a um centro especializado. 
A
A prioridade da transferência é da vítima 3, gestante, uma vez que a gestação é de termo com feto viável e a perda de líquido pode desencadear trabalho de parto a qualquer momento.
B
A menor prioridade de transporte é da vítima 1, uma vez que se encontra respirando, sem grandes lesões, apenas com dispneia leve, que pode ser controlada com oferta de oxigênio.
C
Para maior agilidade do transporte e tranquilização da criança, esta (a vítima 4) pode ser transportada sentada, desde que acompanhada dos pais ou responsáveis. 
D
A ejeção do veículo com óbito no local por si só já é critério de gravidade, devendo todas as vítimas ser encaminhadas a serviço especializado, independentemente das lesões encontradas. 
E
A perda de líquido vaginal claro, sem sangue, exclui a possibilidade de lesão abdominal, podendo ser feita apenas a transferência para serviço de obstetrícia.