Após desaparecer por mais de duas décadas, um dos mais perigosos micro-organismos do mundo voltou a atacar no Brasil. O vírus sabiá matou no último dia 11 um morador de Sorocaba (SP) de febre hemorrágica, confirmou ontem o Ministério da Saúde. O sabiá causa uma doença chamada febre hemorrágica brasileira. Até agora, havia apenas quatro casos conhecidos. Porém, mais do que qualquer outra nação, o Brasil precisa estar vigilante e preparado para a emergência de vírus assim, pois somos o país com o maior número de arenavírus — vírus do mesmo gênero do sabiá —, adverte a especialista (Jornal O Globo em 22/01/2020). O ressurgimento de uma doença no país é um problema de saúde pública de grande magnitude que merece atenção vigilante das autoridades sanitárias. As ações de vigilância em saúde como a investigação epidemiológica, realizada a partir de casos notificados e seus contatos, devem ter como principais objetivos:
I - Identificar o agente etiológico causador da doença.
II - Observar dados sobre a frequência usual da doença, relacionados a pessoas, lugar e tempo, no intuito de confirmar a existência de um surto ou epidemia.
III - Conhecer o modo de transmissão, incluindo veículos e vetores que possam estar envolvidos no processo de transmissão da doença.
IV - Identificar a população susceptível que esteja em maior risco de exposição ao agente para proceder ás medidas específicas de controle e à estratégia para a sua aplicação.
Assinale a alternativa correta: