A Atenção Primária, porta de entrada para o SUS, é responsável por diagnosticar e gerenciar doenças crônicas. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), mais conhecida como “pressão alta”, é considerada o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Quando não está controlada, leva a complicações como insuficiência cardíaca, insuficiência renal e acidente vascular cerebral, contribuindo para a perda de anos de vida saudável na população. O Ministério da Saúde do Brasil propõe, até 2030, reduzir, em um terço, a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis por meio de prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar. Sobre o acompanhamento de hipertensão arterial sistêmica na Atenção Básica, é correto afirmar:
Questão
Revalida - Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
2023
Revalida
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Atenca-Primaria-porta112e55d8026
A
Deve-se abordar um plano terapêutico baseado em modificações do estilo de vida, como incentivo às atividades físicas, alimentação saudável e o tratamento medicamentoso. A adoção de hábitos de vida saudáveis é parte fundamental do manejo daqueles com HAS.
B
Nas Unidades Básicas, descarta-se a necessidade de investigação de possíveis causas secundárias de hipertensão, visto que a maioria dos casos é de causa idiopática, ficando pacientes portadores de HAS secundária aos cuidados de ambulatórios especializados.
C
Exames séricos de glicemia em jejum e lipidograma não fazem parte da rotina de seguimento de hipertensos na unidade básica de saúde.
D
A abordagem do paciente com HAS é de exclusividade do médico, sem necessidade de acompanhamento multiprofissional.