Atente para o texto: Hiperestrogenismo (Feminilização) no cirrótico O hiperestrogenismo pode ser manifestado entre outras por ginecomastia, spiders vasculares e alterações na distribuição de pelos e gordura corpóreos. A ginecomastia tem sido relatada em alcoólicos independentes de doença hepática. Os principais estrógenos encontrados no plasma de homens normais - estrona, estradiol - são derivados da secreção direta pelos testículos e adrenais e pela conversão periférica de testosterona e androstenediona. Estudos de clearence metabólico sugerem que uma aumentada produção de estrógenos tanto pelas adrenais quanto pelos testículos em adição a uma aumentada conversão periférica de androstenediona e testosterona a estrógenos ocorrem na doença hepática crônica. As alterações no metabolismo hormonal periférico podem relacionar-se a alterações nos sistemas microssomais enzimáticos em resposta à lesão hepática. Deve ser observado que os sinais clínicos de hipogonadismo e feminilização podem ser vistos em homens com cirrose não alcoólica, embora sejam estas condições mais comuns em cirróticos alcoólicos. Assinale o item CORRETO:
Questão
RJ - Centro Universitário Serra dos Órgãos - Unifeso (Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano - HCTCO )
2018
Residência (Acesso Direto)
Atente-para-texto156996de947
A
Há uma incorreção quanto aos estrógenos, sendo apenas de relevo o 17-beta estradiol
B
Só ocorre estrogenismo na doença hepática alcoólica
C
Spiders vasculares devem-se a ação direta do álcool sobre as arteríolas
D
Realmente as alterações no metabolismo hormonal periférico podem relacionar-se a alterações nos sistemas microssomais enzimáticos em resposta à lesão hepática crônica
E
Androstenediona não é androgênio e sim gestagênio