Avalie o seguinte caso e, a seguir, assinale a alternativa correta: Mulher de 49 anos de idade, G2P2c, LTB aos 30 anos, última menstruação há 20 meses. Comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) com queixa de fogachos intensos e insônia, além de ressecamento vaginal, que atrapalham sua qualidade de vida. Deseja melhora desses sintomas. Refere hipertrigliceridemia e é tabagista (15 cigarros/dia). Nega outras comorbidades. Ao exame físico, sem anormalidades. TGD = 320 mg/dl (VN < 150 mg/dl). Demais exames normais.
Questão
MS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossiam - HUMAP)
2018
Residência (Acesso Direto)
Avalie-caso-seguir814783b892
A
A via transdérmica para uso da terapia de reposição hormonal (TRH) seria a mais indicada para essa paciente, devido à hipertrigliceridemia.
B
Por ser tabagista de 15 cigarros/dia, o uso de TRH combinada por qualquer via está contraindicada, sendo necessário prescrição de TRH isolada (estrogenioterapia apenas).
C
Caso a paciente não queira usar TRH, poderia ser prescrito antidepressivo tricíclico para alívio dos fogachos.
D
A venlafaxina é um antidepressivo que pode ser utilizado no climatério para reverter sinais de hipoestrogenismo genital.
E
A tibolona, um modulador seletivo do receptor de estrogênio, seria ideal para esse caso, pois não aumenta o risco de acidente vascular cerebral.