Avanços obtidos por meio de técnicas, instrumentais e conhecimentos, no âmbito da Cardiologia Intervencionista, trouxeram importantes contribuições à abordagem de pacientes com lesões em Tronco de Coronária Esquerda - TCE. As lesões localizadas em óstio e em corpo usualmente requerem o implante de apenas um stent, associando-se a alto índice de sucesso clínico e do procedimento. Sendo, contudo, INCORRETO que:
Questão
SP - Associação da Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos - SCO
2018
Residência (Acesso Direto)
Avanc-obtidos-por-meio60c1ed8a67
A
A presença, a extensão e a complexidade anatômica da doença aterosclerótica em outros segmentos coronários também exercem importante impacto no prognóstico de pacientes com lesão em Tronco de Coronária Esquerda - TCE.
B
Até 80% dos indivíduos com lesão em TCE apresentam acometimento multivascular, situação na qual a cirurgia de revascularização miocárdica - CRM oferece vantagens em termos de sobrevida livre de eventos quando comparada à ICP.
C
O envolvimento distal do TCE (e dos óstios da artéria descendente anterior e da artéria circunflexa) é comum, ocorrendo em 60- 80% dos casos.
D
Quando comparada Intervenção Coronária Percutânea - ICP em óstio e corpo, a abordagem percutânea de lesões distais em TCE associa-se a menor taxa de eventos cardíacos adversos (notadamente reestenose angiográfica e necessidade de nova revascularização) a médio e longo prazos.