No Brasil apesar de não figurar entre os dez tipos de câncer mais incidentes, o câncer de pâncreas representa 2% de todos os tipos de câncer e 4% das mortes por neoplasia no país. Em dois terços dos casos a neoplasia se desenvolve na cabeça do pâncreas, enquanto que em um terço acomete o corpo ou a cauda. Em relação ao adenocarcinoma ductal da cabeça do pâncreas considere as afirmativas abaixo:
I- O CA 19.9 é considerado o melhor marcador tumoral para avaliação e acompanhamento, com sensibilidade de 70,0% a 90,0% e especificidade em torno de 90,0%, sendo útil como fator prognóstico e marcador de recorrência tumoral.
II- A quimioterapia adjuvante retarda a recidiva da doença e aumenta a sobrevida quando comparada à cirurgia isoladamente. A associação de gemcitabina e capecitabina parece ser o esquema ideal de quimioterapia adjuvante.
III- Atualmente, a ressecção cirúrgica pela técnica de Child representa a única opção terapêutica com chance de cura. Entretanto, o diagnóstico em fase localizada e passível de ressecção ocorre em somente 10% a 20% dos pacientes.
Assinale a alternativa correta: