O Brasil tem firmado compromissos internos e externos para a melhoria da qualidade da atenção à saúde prestada à gestante e ao recém-nascido com o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil. No momento do nascimento, recomenda-se a presença de um médico neonatologista adequadamente treinado em todos os passos da reanimação neonatal. Com relação à assistência ao neonato, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
GO - Hospital Ortopédico de Goiânia - HOG
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Brasil-tem-firmado632014df94
A
O clampeamento do cordão umbilical deve ser realizado entre 1 e 5 minutos ou de forma fisiológica quando cessar a pulsação, exceto se houver alguma contraindicação em relação ao cordão ou necessidade de reanimação neonatal.
B
Os estabelecimentos de saúde que mantenham profissional de enfermagem habilitado em reanimação neonatal no momento do parto deverão possuir em sua equipe de retaguarda, durante 48 horas, ao menos um médico que tenha realizado treinamento teórico-prático em reanimação neonatal.
C
O índice de Apgar deve ser realizado ao primeiro e ao sexto minuto de vida do neonato.
D
Deve ser coletado sangue do cordão umbilical para análise de pH, em todos os recém-nascidos, de forma rotineira, com atenção especial àqueles com alterações clínicas, tais como respiração irregular e tônus diminuído.
E
A profilaxia da oftalmia neonatal deve ser realizada de rotina nos cuidados com o recém-nascido; no entanto, o tempo de administração da profilaxia não deve ultrapassar 6 horas após o nascimento. Recomenda-se ainda que seja utilizada a pomada de Eritromicina a 0,5% e, como alternativa, Tetraciclina a 1%. A utilização de Nitrato de Prata a 1% deve ser reservada apenas em caso de não se dispor dos outros dois.