Questão
Estratégia MED
2023
C-L-C-R-65-anos-sexo1201078934b
C.L.C.R, 65 anos, sexo feminino, chega ao consultório do cardiologista com queixas de palpitações (aumento da frequência cardíaca), cansaço e falta de ar. Relata que esses sintomas vêm ocorrendo com frequência nas últimas semanas, especialmente quando se exercita ou se estressa.

Ao exame físico, o médico detecta uma frequência cardíaca elevada e irregular, além de aumento da pressão arterial. O eletrocardiograma (ECG) realizado no próprio consultório mostra leva ao diagnóstico de fibrilação atrial, uma condição em que os átrios do coração não se contraem de forma sincronizada, levando a uma frequência cardíaca rápida e irregular. Para entender bem o mecanismo dessa doença, é fundamental conhecer a contração atrial normal do coração. Sobre esse evento do ciclo cardíaco, assinale a alternativa correta.
A
A contração atrial tem início no Nó Atrioventricular, que é o principal responsável pela diferença temporal que existe entre a contração atrial e a ventricular. Primeiro ele estimula a contração dos átrios e depois envia estímulos elétricos para a contração dos ventrículos.
B
A contração atrial tem início no Nó Sinoatrial, que é o responsável pela automaticidade e ritmicidade do coração. Seu estímulo elétrico é propagado por um tecido de condução especializado que leva à sístole atrial, momento em que sangue é bombeado dos átrios para os ventrículos.
C
A contração atrial tem início nas Fibras de Purkinje, que são diferentes regiões localizadas no átrio direito que emitem estímulos elétricos que são centralizados no Nó Sinoatrial e depois propagado por todo o coração. Esse sistema é o responsável pela automaticidade e ritmicidade do coração.

D
A contração atrial tem início no Nó Sinoatrial, que é um tecido de condução bastante lento, o que torna possível a contração atrial antes da ventricular.