Questão
PR - Hospital Pequeno Príncipe - HPP
2022
Residência (Acesso Direto)
CAS-sexo-masculino-362af805a77
CAS, sexo masculino, 3 meses, recebendo leite materno exclusivo, história de regurgitações com vários episódios ao dia, nega irritabilidade, apresenta boa sucção e bom ganho de peso. Devido a queixa das regurgitações, o Pediatra solicitou um estudo contrastado de esôfago, estômago e duodeno que revelou um refluxo até o terço superior do esôfago. Assinale a alternativa que mais se ajusta ao caso:
A
Com este resultado do exame de imagem, podemos caracterizar a criança como portadora de doença do refluxo gastroesofágico. Sugere-se iniciar medicação. 
B
Para confirmar a doença do refluxo é necessário uma pHmetria esofágica. Na impossibilidade deste exame está indicado uma endoscopia digestiva alta para avaliação da mucosa e afastar outras enfermidades como a esofagite eosinofílica. 
C
O principal diagnóstico diferencial é a alergia a proteína do leite de vaca e, neste caso, o próximo passo é manter o aleitamento materno exclusivo, porém orientar à mãe dieta isenta de leite e derivados por 2 a 4 semanas como teste terapêutico. 
D
O raio x contrastado de esôfago, estômago e duodeno tem como principal finalidade afastar alteração anatômica. Apesar das regurgitações, a criança não apresenta sinais de alarme. Muito provavelmente se trata de um refluxo fisiológico, que é benigno e autolimitado. Explicar, tranquilizar a mãe e acompanhar a criança.