CD, 30 anos, G1, 37+2 semanas, pré-natal de baixo risco, vem à consulta de rotina solicitando resolução da gestação por cesariana. Refere ter receio da dor do parto e muito medo de óbito fetal, já que sua irmã teve um óbito fetal intraparto recente. Com relação à operação cesariana, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
CD-30-anos-G1-37-253599abe37
A
A cesariana a pedido representa 14 a 22% de todas as cesarianas eletivas e, para a plena fluência dessa problemática na prática obstétrica, os aspectos éticos e legais devem ser cuidadosamente trabalhados por meio do consentimento informado.
B
Além de todos os cuidados de antissepsia adotados, a antibioticoprofilaxia deve ser medida rotineira na cesariana e deve ser realizada antes do início do procedimento.
C
Dentre as complicações da cesariana para o futuro reprodutivo, destaca-se a placentação inadequada junto à cicatriz uterina anterior, o que predispõe à placenta prévia e ao acretismo placentário.
D
Ainda que a cesariana possa ser realizada a pedido da paciente, o médico assistente deve lembrá-la de que as próximas gestações necessariamente deverão ser resolvidas por cesariana, respeitando o princípio de Cragin, de que “uma vez cesárea, sempre cesárea”.
E
A cesariana a pedido antes de 39 semanas de gestação não é recomendada para mulheres que desejam vários filhos.