CLP, 15 anos, previamente hígida. Deu entrada no PS trazida pelos pais após ser encontrada há cerca de 40 minutos no quarto da avó desacordada, com presença de cartelas de comprimido junto ao corpo. Pais referem que tiveram discussão com a paciente antes da mesma se trancar no quarto e ingerir os medicamentos. Avó faz uso de Amtriptilina e Sertralina para controle de quadro de dores crônicas e transtorno de humor. À chegada no PSI, paciente em GCS 10, pupilas isocóricas e mióticas, mantendo- se estável hemodinamicamente e com boa oxigenação em ar ambiente. Realizadas medidas iniciais para intoxicação como lavagem gástrica e carvão ativado. Transferida à UTI para monitorização e acompanhamento clínico. Quanto às características das diferentes toxíndromes, NÃO podemos afirmar que:
Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2022
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
CLP-15-anos123273af0b6
A
A síndrome neuroléptica maligna é considerada um extremo dos sintomas extrapiramidais, associado a início ou escalonamento no uso de anti-psicóticos e marcada por febre, rigidez muscular, rebaixamento de nível de consciência, mutismo, taquicardia, diaforese e tremores.
B
A síndrome anticolinérgica, causada pela ingestão de medicamentos como atropina e escopolamina, pode ser caracterizada por midríase não-reativa, hipotensão, bradicardia, salivação e intensa sudorese.
C
Intoxicações por opioides são caracterizadas por uma tríade com depressão respiratória, rebaixamento de nível de consciência e miose. Os sintomas podem ser revertidos com uso de naloxone.
D
A síndrome serotoninérgica encontra-se associada a uso de mais de uma droga de efeito serotoninérgico, cursando com aumento de atividade muscular, rebaixamento do nível de consciência, mioclonias, tremores, hiperreflexia e diaforese.