A COVID-19 originou uma pandemia impactante na história da humanidade. A doença é causada pelo vírus SARS-CoV2 pertencente a um grupo de beta-coronavírus. Em dezembro de 2021, atingiu mais de 650 mil mortes no Brasil. Considerando os efeitos desta virose, NÃO podemos explicar as condições associadas às complicações envolvendo o trato digestório, como
Questão
SP - Universidade de Taubaté - Unitau (Hospital Universitário de Taubaté)
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
COVID-19-originou5321728d48
A
os eventos pró-trombóticos do SARS-CoV2 que parecem estar relacionados à proteína S da estrutura viral, que leva à ativação sustentada do complemento e elevação da angiotensina II.
B
além de trombose venosa profunda (TVP) e tromboembolismo pulmonar (TEP), a Isquemia Mesentérica Aguda (IMA) foi relatada como complicação tromboembólica em pacientes com COVID19.
C
a infecção viral está associada à redução de uma série de proteínas pró-trombótica, proporcionando estado de hipercoagulabilidade e espasmo vascular.
D
a Isquemia Mesentérica Aguda é uma emergência abdominal rara, definida como interrupção abrupta no suprimento sanguíneo mesentérico, levando a um quadro de abdômen agudo isquêmico, causada principalmente por trombo ou êmbolo e está associada a altas taxas de mortalidade, podendo chegar entre 60% a 80%.
E
presume-se que a isquemia mesentérica aguda pode ocorrer como uma característica da apresentação inicial ou uma complicação tardia do COVID-19.