Questão
Órgão
2024
Concursos para Médicos
Cabanagem-rebelia102ae415b5d
A Cabanagem, rebelião popular que ocorreu na província do Pará de 1835 a 1840, foi violentamente reprimida pelas tropas legalistas. O enfrentamento causou um grande número de baixas – aproximadamente 30 mil pessoas – e, na esperança de escapar das regiões de conflito, parte da população local traçou rotas de migração. Os escravos transformados em soldados para lutar contra os cabanos aproveitaram a oportunidade de fugir e, deste modo, também se tornaram desertores.

Cristiane Kozlowsky et al. Liberdade sem fronteiras. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, ano 6, nº 61, out. 2010. p.40.

Considerado o conflito mencionado, assinale a alternativa correta.
A
A Cabanagem foi o maior levante de escravizados da história do Brasil, que se mobilizaram em busca de sua liberdade a partir de fugas empreendidas para a região da Bolívia.
B
Os rebeldes tiveram êxito na consolidação de uma República federalista na região, tendo à frente os membros do Partido Conservador, apelidados de cabanos.
C
O movimento defendeu a restauração de D. Pedro I no trono brasileiro, com o intuito de reverter o cenário de lutas entre as elites locais.
D
A Cabanagem foi um movimento conduzido pelas elites liberais, que, apesar da grande participação de setores populares, mantiveram-se à frente da contestação ao governo central.
E
Conflito de caráter popular, a Cabanagem reuniu a insatisfação de grupos locais diante do panorama de miséria da província, além de chegar a defender autonomia local e o fim da escravidão.