Cabe ao médico verificar o processo de adoecimento dos trabalhadores e observar o seu perfil em relação à população geral. De acordo com a idade, o gênero, o grupo ou a inserção em um grupo específico de risco, formam-se os perfis específicos de doenças. Quanto a estes perfis de adoecimento e sua relação com o trabalho, assinale a alternativa correta.
Questão
PR - Universidade Estadual de Londrina - UEL (Hospital Universitário da UEL)
2012
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Cabe-medico-verificar60a1b7f26e
A
Doenças disseminadas na população com perfis de prevalência e incidência semelhantes ao grupo social a que pertence o trabalhador são chamadas de doenças comuns, mas, como foram adquiridas no trabalho, podem ter relação com ele.
B
Doenças crônicas e degenerativas comuns à população em geral, mas com perfis de prevalência aumentados em relação à população em geral, também são chamadas de doenças comuns, mas podem ter relação com o trabalho específico desenvolvido.
C
Doenças disseminadas na população com perfis de prevalência e incidência semelhantes ao grupo social a que pertence o trabalhador, mas que se agravam no trabalho, não podem ser relacionadas com o trabalho devido a sua pré-existência e por existirem fatores pessoais não controláveis.
D
Doenças muito raras na população em geral e que ocorrem em determinados trabalhos e funções específicas não podem ser consideradas como relacionadas ao trabalho devido a sua baixa incidência populacional.
E
Doenças comuns disseminadas na população em geral e que têm fatores de latência reduzidos ou efeito aditivo em uma atividade profissional específica não podem ter relação com atividades de trabalho devido às características individuais e fatores de risco modificáveis do próprio trabalhador.