Camila foi atendida no Ambulatório de Infecções Genitais da Unicamp com queixa de corrimento vaginal há três semanas. Foi examinada pela residente do 2º ano, que executou exame ginecológico completo e colheu material para o exame de bacterioscopia a fresco e corada por gram. Foram observadas alterações que sugerem o diagnóstico de tricomoníase. SOBRE O CASO DESCRITO, ASSINALE A AFIRMATIVA CORRETA
Questão
SP - Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp - FCM) (Hospital de Clínicas da Unicamp)
2023
Residência com pré-requisito - Ginecologia e Obstetrícia (R+ GO)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Camila-foi-atendida613d334897
A
Observou-se corrimento esverdeado, grumoso, inodoro, teste de Whiff positivo, gram de secreção vaginal com diplococos gram negativos intracelulares.
B
Observou-se corrimento branco, inodoro e com aspecto caseoso, fissuras e maceração da pele, pH vaginal=5,0 e teste de Whiff positivo.
C
Observou-se corrimento abundante, amarelado esverdeado, bolhoso, com colpite, parasita flagelado movimentando entre as células epiteliais e os leucócitos no exame a fresco.
D
Observou-se ao exame a fresco a presença de "células chaves” ou “clue cells”, corrimento vaginal com odor fétido, branco-acinzentado, colo friável e teste de Whiff positive.