Questão
RJ - Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Carlos-e-Medico1342487205e
Carlos é Médico de Família e Comunidade (MFC) foi contratado para trabalhar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que acabou de ser inaugurada. A UBS conta com 4 equipes de Saúde da Família e as outras equipes também contam com MFC e equipe de enfermagem qualificada. Após alguns meses os profissionais discutem a necessidade de mudanças na territorialização das equipes por problemas de desproporção de população e de necessidade assistencial, apesar de todas estarem dentro do limite de habitantes recomendado pelo Ministério da Saúde. O grande dilema de Carlos e dos demais profissionais é como preservar o vínculo já criado com grande parte dos pacientes com a iminente alteração de território. Tendo como exemplo as diversas possibilidades de arranjos assistenciais para a Atenção Primária à Saúde existentes no mundo, seria CORRETO afirmar que:

A
o problema deve ser discutido com a gestão municipal, pois a única solução adequada para o mesmo é a criação de novas equipes para esta Unidade, aliviando assim a pressão assistencial. 
B
uma possibilidade a ser discutida é a utilização de um sistema de capitação aplicável a todas as equipes da Unidade, onde a responsabilidade pelas questões de vigilância ambiental do território seria comum a todos. 
C
os profissionais deveriam minimizar a questão do vínculo, já que esse foi um problema criado pela gestão que cometeu um erro quando da definição dos territórios das equipes. 
D
manter os territórios das equipes apesar das diferenças de pressão assistencial entre elas, pois, uma vez estabelecido, o território da equipe não deve ser alterado.