Questão
AL - Comissão Estadual de Residência Médica de Alagoas - CEREM
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Casal-jovem-ambos-com133f25ad805
Casal jovem, ambos com de 33 anos, vem ao consultório porque desejam ter um filho. Ela é tercigesta, nulípara. Há três anos vem tentando engravidar sem sucesso. Paciente referiu que antes ela conseguia engravidar, porém sofreu 3 abortamentos precoces, sendo o último há 4 anos. Em todas as gestações os embriões paravam de apresentar batimento cardíaco fetal antes de 9 semanas de idade gestacional. Todos os exames hormonais realizados não evidenciaram alterações. Cariótipo da paciente e do esposo: normais. Exame de imagem na época do último abortamento não evidenciou malformações uterinas. Realizou curetagem uterina no primeiro e no terceiro abortamentos. Ciclo menstrual costuma ser regular, porém há 5 meses não menstrua.

Sabendo que um dos diagnósticos diferenciais para a causa do abortamento de repetição é a Síndrome do Anticorpo Antifosfolípideo (SAAF), é correto afirmar:
A
Para confirmar o diagnóstico para SAAF, nessa paciente ela teria que ter histórico de um evento trombótico.
B
O diagnóstico de SAAF é baseado em um critério clínico e em dois critérios laboratoriais.
C
O diagnóstico de, SAAF é baseado, além do critério clínico, em um critério laboratorial; exemplo: anti-coagulante lúpico presente em duas ou mais ocasiões com intervalo de 12 semanas.
D
O diagnóstico de SAAF é baseado, além do critério clínico, em um critério laboratorial; exemplo: anti-coagulante lúpico presente em exame isolado.