Questão
BA - Sistema Único de Saúde - SUS Bahia
2023
Residência com pré-requisito - Ginecologia e Obstetrícia (R+ GO)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Casal-mulher-32-anos1368399f577
Casal (mulher: 32 anos de idade; homem: 34 anos de idade) vem em consulta referindo que há dois anos estão tentando gestação sem sucesso. Ela relata que possui um ciclo menstrual muito irregular e que, às vezes, passa muitos meses sem menstruar. Além disso, há cerca de três anos vem com acne, oleosidade da pele e queda capilar que associa à suspensão do anticoncepcional. Tem IMC de 26. Ambos estão sedentários. Ela refere que antes era tabagista, mas, após suspensão da pílula para tentar engravidar, parou o tabagismo e engordou cerca de 10Kg. Nega dismenorreia ou fluxo alto quando menstrua. Nega comorbidades. Negam filhos de relacionamentos anteriores. Ele nega patologias. Negam uso de medicamentos no momento. Vida sexual ativa e regular.

Considerando a Síndrome de Ovários Policísticos (SOP), principal suspeita diagnóstica nesse caso, pode se dizer que
A
uma forma de avaliar a gravidade do hiperandrogenismo clínico é através da Escala de Ferriman Gallwey em que pontuação acima de 7 indica hirsutismo.
B
considerando outras causas de anovulação crônica, a Hiperplasia Adrenal Congênita não clássica pode ser inferida quando o nível de 17-OH-progesterona está muito baixo.
C
níveis elevados de prolactina indicam anovulação crônica não decorrente de SOP mas pela Hiperprolactinemia, pois na SOP o nível de prolactina é normal.
D
o diagnóstico ultrassonográfico de SOP é feito pela presença de ≥ 20 folículos com diâmetro de 2 a 9mm e/ou volume ovariano total ≥ 10cm³ uni ou bilateralmente, exceto na presença de cisto funcional.