Questão
SP - Faculdade de Medicina de Marília - Famema (Hospital das Clínicas da Famema)
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Caso-clinico-1A72286cca4db4
Caso clínico 1A7-I

Determinada unidade de saúde familiar está funcionando com esquema especial em função da pandemia de covid-19: cancelou as consultas agendadas e priorizou o atendimento a pacientes com sintomas gripais. A médica responsável estava em seu horário de almoço, quando foi abordada pela técnica de enfermagem, informando-lhe que tinha chegado no acolhimento o senhor João Batista, 54 anos de idade, com forte dor no peito, iniciada havia 30 minutos. O paciente não era morador do território coberto pela unidade de saúde, mas informou que havia procurado atendimento na unidade próxima à sua casa e não havia médicos naquela unidade no momento. Um enfermeiro queria dispensar o paciente, recomendando-o a procurar direto a UPA, pois que a Unidade Básica de Saúde não se prestava ao atendimento de urgências e que ele não era parte da clientela adscrita, mas a técnica achava que era grave. A médica, então, decidiu atender o paciente.

Na consulta, encontrou o seguinte quadro clínico: paciente com dispneia moderada, sudorese fria, ansioso e gemente. Regular estado geral, PA = 180 mmHg × 120 mmHg, FR = 32 irpm, FC = 86 bpm, SpO2AA = 91%, glicemia capilar = 90 mg/dL.

Como havia ECG disponível na unidade, a médica solicitou de imediato o exame, cujo resultado é apresentado na figura a seguir.



Assinale a opção que contém, respectivamente, o diagnóstico e a conduta corretos para o caso clínico 1A7-I.
A
Infarto Agudo do Miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMCSST); administrar ácido acetilsalicílico e clopidogrel, manter oxigênio e acesso venoso e solicitar transferência do paciente para um hospital com unidade coronariana.
B
Angina instável; prescrever ácido acetilsalicílico, uma estatina, e encaminhar o paciente para seguimento especializado com cardiologista.
C
Provável crise de ansiedade, dado o traçado normal do ECG; medicar o paciente com diazepam e encaminhá-lo para um centro de atenção psicossocial.
D
Provável dor muscular; administrar diclofenaco intramuscular e orientar o paciente a procurar seguimento com sua equipe de referência.