Os Centers for Disease Control and Prevention (CDC) definem cuidado pré-concepcional como “um conjunto de intervenções que visam identificar e modificar riscos biomédicos, comportamentais e sociais para a saúde ou o resultado da gestação por meio de intervenções profiláticas e terapêuticas ” (Johnson, 2006). Dentre os cuidados prestados durante o pré-natal destacam-se o rastreio para a Diabetes Mellitus e a profilaxia desta patologia. Desta maneira, é correto afirmar:
Questão
CE - Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará - SURCE
2022
Residência (Acesso Direto)
Centers-for-Disease6831c66c38
A
Estabelecer o diagnóstico do Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) oferece a oportunidade de melhorar o prognóstico da gravidez, mas não reduz os fatores de risco associados ao desenvolvimento subsequente do diabetes tipo 2.
B
O diabetes pré-gestacional merece ser identificado na 1ª consulta pré-natal, pois compromete a mãe e o feto. Mulheres diabéticas que desejam engravidar, devem ser avaliadas apenas se apresentarem história de mal passado obstétrico.
C
Grávidas de alto risco para diabetes que apresentam no 1º trimestre valor da HbA1c ≥ 6% têm reduzido valor preditivo para Diabetes Mellitus Gestacional. Mulheres com diabetes tipo 1 que pretendam engravidar devem passar por avaliação da tireoide pela determinação do TSH e do anticorpo anti-tireoperoxidase (anti-TPO).
D
Toda mulher com Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) deve ser rastreada entre 6 e 12 semanas após o parto pelo TOTG-75 g de 2h. Diabéticas que planejam a gravidez, devem ser aconselhadas a utilizar suplementação com ácido fólico 3 meses antes da concepção e por 12 semanas depois, para prevenir os defeitos do tubo neural (DTN).