Questão
ES - Hospital Evangélico de Cachoeira de Itapemirim - HECI
2014
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Certo-residente-inicia2620a7a8026
Certo residente inicia a residência de clínica médica no Hospital Evangélico de Cachoeiro (HECI), muito feliz e empolgado em seu primeiro dia de trabalho, ao ver recompensado todo seu esforço no último ano. Afinal de contas, foram mais de 5000 questões de concursos antigos estudadas; foram analisadas as estatísticas de cada concurso para saber as questões mais prevalentes (sabia inclusive por informação recebida que o único concurso que cobrou os novos critérios diagnósticos da SDRA em 2012 foi o HECI); isso sem contar o investimento financeiro em cursos preparatórios de residência médica, que deixam acadêmicos de medicina altamente capacitados e treinados para execução de provas de residência. Neste seu primeiro dia, ao término das atividades específicas da residência, retorna a noite para seu plantão na residência. Por ''sorte de principiante'', neste plantão ocorre uma situação incomum e inusitada, quando a enfermeira da maternidade o chama para atender uma primípira de 15 anos em trabalho de parto, alegando que os dois obstetras, responsáveis pela maternidade, estão realizando cesáreas de emergência e não podem comparecer à maternidade. Além disso o R2 de plantão está no banheiro sofrendo as consequências da feijoada de sua mãe no fiim de semana e o preceptor está atendendo uma parada cardíaca com a equipe SAVI, de modo então que ele é o único médico disponível no hospital naquele momento para atender a gestante. Diante dessa situação o que deve fazer esse residente de clínica médica, graduado em medicina e que terminou seu internato em obstetrícia há menos de 6 meses, sem todavia nunca ter realizado um parto normal sequer? 
A
Informar à enfermeira que esta atividade não é de sua responsabilidade, pois é residente de clínica médica e não de obstetrícia, e portanto, não deve comparecer à maternidade. Não deve em momento algum informar que não sabe realizar partos normais para não expor-se diante da enfermeira, perdendo sua autoridade de médico. 
B
Alegar que não sabe realizar partos normais e pedir à enfermeira para que tente contato com outro médico.
C
Ir até a maternidade, examinar a paciente, mas não participar do trabalho de parto, pois não sabe fazê-lo, sob risco de sofrer as devidas punições jurídicas por imperícia e imprudência. 
D
Como graduado em obstetrícia que é, deve comparecer imediatamente na maternidade e participar do trabalho de parto, sob risco de sofrer punições jurídicas por negligência médica.
E
Participar do trabalho de parto por questão humanitária, mesmo sem ter nenhuma responsabilidade neste caso e, portanto, não poder sofrer nenhum questionamento jurídico.