Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2024
Residência com pré-requisito - Clínica Médica (R+ CM)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Chega-pronto-socorro682063b0be
Chega ao pronto-socorro um homem de 42 anos, histórico de vulnerabilidade social e emprego como catador de material reciclável. Relata que há cerca de uma semana teve síndrome febril com calafrios, mialgia intensa (particularmente em panturrilhas e costas), cefaleia retro-orbitária com fotofobia, náuseas e vômitos. Seu familiar relata piora dos sintomas no dia atual, com urina escurecida e em pouca quantidade, além de confusão mental e episódio de hemoptise.

Considerando o provável diagnóstico, assinale a alternativa correta.

A
O tratamento deve incluir o uso de antiviral, particularmente, caso disponível, ganciclovir via intravenosa.
B
A maioria das infecções por este patógeno é grave, frequentemente requerendo hemodiálise e antibioticoterapia de amplo espectro.
C
Os achados epidemiológicos sugerem a hipótese diagnóstica de PTT (Púrpura Trombocitopênica Trombótica) e deve-se iniciar prontamente terapia com plasmaférese.
D
A tríade de icterícia, hemorragia e insuficiência renal aguda é característica da forma grave da doença, cuja letalidade é elevada nesta situação.
E
O início de terapia antimicrobiana e/ou antiviral em casos graves deve ocorrer apenas com o diagnóstico confirmado, para evitar efeitos colaterais causados pelos medicamentos e agravamento do caso.