O Chile possui um Índice de Desenvolvimento Humano considerado muito bom para países em desenvolvimento, sendo referendado, frequentemente, como modelo a ser seguido pelos demais países da região. O pioneiro experimento neoliberal empreendido no Chile, sob o dogma da primazia do mercado e falência do Estado Benfeitor, institucionalizou no setor saúde o princípio de que a iniquidade é um fenômeno “natural” que só pode corrigir-se com a livre competição e com a capacidade de pagamento individual. Assinale a alternativa INCORRETA em relação às mudanças neoliberais introduzidas na saúde desta nação, cujas consequências têm-se reproduzido em outros países da região.
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2008
Residência (Acesso Direto)
Chile-possui-Indice994a6f4d98
A
Estas mudanças buscaram instalar uma medicina para ricos e outra para pobres, resultando em estratificação dos usuários segundo a renda à atenção nos serviços públicos com duas modalidades: institucional e de livre escolha com co-pagamento.
B
As mudanças no sistema de saúde efetuadas pelo neoliberalismo sob o ponto de vista financeiro prejudicam a imensa maioria da população em favor de um reduzido estrato de pessoas de alta renda.
C
As mudanças produziram um desastre no sistema, refletido por fragmentação, desorganização e retirada do financiamento dos serviços, devastação do parque hospitalar, congestionamento na atenção e desmoralização dos funcionários devido a demissões, perdas salariais, perdas de direitos e perseguição política.
D
Os serviços públicos atendem 70% da população e todos aqueles pacientes que a medicina de grupo (planos de saúde) rechaça (idosos, enfermos crônicos, tratamentos de alta complexidade...), com um percentual do PIB bastante inferior àquele destinado ao setor privado.
E
A introdução das “cestas básicas” de assistência, visando compensar as distorções que a lógica de mercado produziu, tende a reduzir drasticamente o regime de estratificação do acesso.