Questão
RJ - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - HUGG)
2013
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Clara-14-anos-procurou50e2f8fcb7
Clara, 14 anos, procurou assistência no centro municipal de saúde do bairro onde reside. Sua queixa principal era atraso menstrual de 20 dias. A enfermeira, responsável pela Linha de Cuidado da Mulher, orientou Clara a retornar no dia seguinte, acompanhada por responsável. 
Em relação à situação descrita, é CORRETO afirmar que
A
A consulta de enfermagem é lícita e não há impedimento quanto ao atendimento da adolescente na ausência de responsável. Após análise do caso, segundo o preconizado pela Linha de Cuidado da Mulher, o exame de TIG poderia ter sido solicitado pela própria enfermeira.
B
Clara deveria ter sido atendida inicialmente pelo/a profissional médico/a, ainda que seja recomendada a assistência de adolescente, apenas, na presença de responsável. Este/a avaliaria melhor o caso.
C
Clara deveria ter sido atendida, inicialmente, pelo/a profissional médico/a e este/a, mesmo sem a presença do responsável, poderia ter solicitado o TIG (teste imunológico da gravidez), se fosse o indicado.
D
A consulta de enfermagem é lícita e a enfermeira atuou com a precaução devida, tendo em vista Clara ser menor de idade.
E
A consulta de enfermagem é lícita, mas, além da precaução em relação à ausência do responsável, a profissional deveria ter aproveitado para orientar a adolescente no sentido da utilização de preservativo nas relações sexuais.