Com relação à classificação dos quadros de dengue adotada pelo Ministério da Saúde em nosso país e ao manejo do paciente pediátrico com suspeita dessa arbovirose, de acordo com as atuais recomendações, assinale a afirmativa correta.
Questão
SP - Faculdade de Medicina de Marília - Famema (Hospital das Clínicas da Famema)
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Com-a-classificaca3624b82129
A
A presença de 5 petéquias em uma área de 2,5 cm x 2,5 cm após insuflação por 5 minutos na média da pressão arterial em uma criança de 5 anos caracteriza uma prova do laço positiva e classifica a criança como grupo C, havendo necessidade de hidratação parenteral enquanto aguarda exames laboratoriais.
B
Crianças com sangramentos espontâneos em pele, mesmo sem sinais de alarme, devem ser classificadas como grupo B, sendo a coleta do hemograma obrigatória para avaliar hemoconcentração.
C
Crianças com dor abdominal intensa e vômitos, independentemente de apresentarem sangramentos, são consideradas no grupo C e necessitam de hidratação oral imediata, em um volume inicial de 130 mL/kg, e que somente se encerrará após constatação de que não está ocorrendo hemoconcentração no hemograma.
D
A hidratação parenteral com solução isotônica, no volume de 10 mL/kg na primeira hora é a conduta nos quadros suspeitos de dengue com sinais de alarme e deve ser iniciada somente após os resultados do hematócrito e ultrassonografia abdominal, para não aumentar o risco ou a piora de derrames cavitários.