Com relação à vaginite bacteriana, todas as alternativas estão corretas EXCETO:
Questão
PB - Secretaria de Estado da Saúde - SES PB
2021
Residência (Acesso Direto)
Com-a-vaginite11ed286dc7
A
Vaginose bacteriana (VB) é o desequilíbrio da flora vaginal caracterizado pela substituição da flora microbiana saudável (dominada por Lactobacillus) por microbiota variável, composta por mistura de bactérias anaeróbias e facultativas.
B
A vaginose bacteriana tem sido referida como a mais frequente afecção do trato genital inferior feminino, tem prevalência três vezes mais elevada em mulheres inférteis do que em férteis e é associada a duas vezes o risco de aborto após fertilização in vitro.
C
São fatores de risco para vaginose bacteriana a raça negra, uso de duchas vaginais, tabagismo, menstruação, estresse crônico, elevado número de parceiros masculinos, sexo vaginal desprotegido, sexo anal receptivo antes do sexo vaginal e sexo com parceiro não circuncisado.
D
O quadro clínico caracteriza-se por corrimento de intensidade variável, acompanhado de odor vaginal fétido (caracterizado frequentemente como “odor de peixe”) que piora com o intercurso sexual desprotegido e durante a menstruação.
E
O método mais utilizado para o diagnóstico, devido ao baixo custo e à praticidade, é a bacterioscopia à fresco, colocando-se em uma lâmina de vidro uma gota de conteúdo vaginal e uma gota de solução salina e observando-se ao microscópio; o parasita é identificado pela movimentação pendular. O teste de amplificação de ácido nucleico (NAAT) é altamente sensível, detectando cinco vezes mais do que o exame a fresco.