Com relação aos Miomas Uterinos:
I - Podem surgir como massas complexas com áreas de conteúdo líquido, sólido e calcificações (degenerações), sendo o tipo mais comum a degeneração cística.
II - O risco de malignidade, isto é, a prevalência de leiomiossarcomas em peças de histerectomia ou miomectomia situa-se entre os 5% e 10%.
III - Considerando os resultados operatórios semelhantes ou significativamente melhores a histerectomia vaginal deve ser preferida em relação à histerectomia abdominal, sempre que possível. Quando a via vaginal não é possível a histerectomia laparoscópica deve ser considerada em alternativa à histerectomia abdominal.
IV - Na perimenopausa e após a menopausa, pelo risco de malignidade destes tumores nesta faixa etária, a recomendação é tratar cirurgicamente os miomas, providenciando a informação sobre as diversas técnicas possíveis, respeitando a opinião da doente.
V - Miomas, mesmo assintomáticos, afetam as taxas de implantação e gravidez nos tratamentos de fertilização in vitro (FIV). Assim sendo, o tratamento cirúrgico dos miomas subserosos assintomáticos (miomectomia laparoscópica ou por laparotomia) prévio a tratamentos por técnicas de Procriação Medicamente Assistida está recomendado.
Assinale a resposta CORRETA: