Questão
SP - Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo - SMS
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Com-as-medidas17eb4b9dcc
Com relação às medidas de prevenção e ao tratamento da hemorragia pós-parto (HPP), assinale a alternativa correta.
A
O uso de ocitocina endovenosa como medida terapêutica na HPP apresenta início de ação em 5 minutos e meia-vida de 15 a 60 minutos.
B
O uso de ocitocina profilática após todos os partos é a medida mais eficaz na prevenção da HPP, devendo ser inserida como procedimento de rotina. O esquema mais utilizado após partos vaginais é a injeção de 20 Ui de ocitocina, em bolus, por via endovenosa.
C
O clampeamento oportuno do cordão umbilical, associado à sua tração controlada, bem como a vigilância/massagem uterina após dequitação placentária podem substituir o uso universal de ocitocina profilática, pois apresentam taxas de eficácia semelhantes.
D
A utilização de maleato de metilergometrina como medicação uterotônica no tratamento da HPP é contraindicada principalmente para pacientes hipertensas.
E
O uso de ácido tranexâmico no tratamento da HPP fica restrito aos casos de sangramentos decorrentes de causas específicas, como coagulopatias e uso de medicações anticoagulantes, uma vez que o ácido tranexâmico é uma medicação antifibrinolítica.