Questão
PB - Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (Hospital Universitário Alcides Carneiro - HUAC)
2021
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Com-clampeamento-corda12982fe4db
Com relação ao clampeamento do cordão umbilical no RN≥34 semanas, considera-se que:
A
Logo após a extração completa do produto conceptual da cavidade uterina, avalia-se se o RN ≥34 semanas começou a respirar ou chorar e se o tônus muscular está em flexão. Se a resposta é “sim” a ambas as perguntas, indicar o clampeamento tardio do cordão, dependente do aspecto do líquido amniótico.
B
Os estudos definem clampeamento precoce de cordão como aquele feito até 30 segundos após a extração completa do concepto.
C
Há evidências da segurança e eficácia da ordenha do cordão em relação ao clampeamento precoce ou tardio no recém-nascido a termo.
D
Estudos com RN a termo mostram que o clampeamento tardio do cordão é benéfico com relação aos índices hematológicos na idade de 3-6 meses, sem elevar a necessidade de fototerapia por hiperbilirrubinemia indireta na primeira semana de vida.
E
Com base nesses estudos e nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda-se, no RN ≥34 semanas com respiração adequada e tônus muscular em flexão ao nascimento, clampear o cordão umbilical 1-3 minutos depois da sua extração completa da cavidade uterina. O neonato pode ser posicionado no abdome ou tórax materno durante esse período.