Com relação ao manejo de paciente com sepse grave/choque séptico de acordo com a "Survival Sepsis Campaing", de 2008, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Questão
RJ - Secretaria Estadual de Saúde - SES RJ
2012
Residência (Acesso Direto)
Com-manejo-paciente26a7bf3baf
ANULADA
A
Deve ser iniciada antibioticoterapia de amplo espectro na primeira hora de reconhecimento da sepse, após coleta de culturas.
B
Deve ser iniciada ressuscitação volêmica agressiva para pacientes em choque, com objetivo de manutenção de Pressão Arterial Médica (PAM), acima de 65 mmHg. Nos pacientes que não atingirem esses níveis pressóricos com o volume, deve ser iniciado prontamente vasopressor, noradrenalina ou dopamina, a última na dose acima de 10 mg/kg/min a fim de se atingir os níveis pressóricos recomendados. Os vasopressores devem ser infundidos preferencialmente por veia central.
C
Deve ser mantido controle estrito de glicemia de forma a se evitar a hiperglicemia. Recomenda-se atualmente alvo de controle glicêmico com valores entre 80 e 110 mg/dl.
D
Nas primeiras 6 horas da fase quente da sepse, deve ser puncionada veia central para mensuração da saturação venosa central ou venosa mista. Para pacientes com saturação venosa central menor que 70% ou venosa mista menor que 65%, depois de otimizada volemia, está indicado uso de dobutamina para melhorar a oferta de O2 para os tecidos.