Questão
RJ - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - INTO
2024
Residência (Acesso Direto)
Com-novas-diretrizes238d35fb4f
Com base nas novas diretrizes do manejo de síndrome coronariana aguda (SCA) publicadas pela European Society of Cardiology 2023, marque a alternativa correta:
A
Em pacientes com infarto agudo do miocárdio com supra-desnivelamento do segmento ST, o tempo porta-angioplastia deve ser menor que 60 minutos em hospitais com hemodinâmica. Na indisponibilidade de hemodinâmica ou de transporte para centro de referência, o tempo porta-fibrinolítico deve ser menor que 10 minutos.
B
Pacientes jovens com supra de ST estáveis e que serão submetidos à angioplastia primária devem receber tratamento apenas para as lesões culpadas pelo infarto.
C
Apesar de serem tecnologias mais modernas, a tomografia por coerência óptica e o ultrassom intravascular não demonstraram resultados superiores à arteriografia para melhorar a precisão da angioplastia.
D
Recomenda-se que pacientes com diagnóstico de SCA com supra de ST aguardem a dosagem de troponina ultrassensível para confirmação diagnóstica e realização de angioplastia primária.
E
O uso de metoprolol intravenoso está contraindicado em todo paciente com SCA, já que os riscos (hipotensão, choque cardiogênico e insuficiência cardíaca aguda) se sobrepõem aos benefícios.