Questão
TO - Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
2020
Residência (Acesso Direto)
Com-objetivo-definir47f4bc3390
Com o objetivo de definir consensos e diretrizes sobre o tema, a Sociedade Brasileira de Cardiologia apresentou, em 2019, a Atualização da Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência. De acordo com a diretriz e sobre parada cardiorrespiratória e ressuscitação cardiopulmonar, marque a alternativa INCORRETA.
A
A adrenalina é a droga vasopressora de escolha, na parada cardiorrespiratória, seguida por vasopressina e noradrenalina. A dose é de 1 mg a cada 3 a 5 minutos, mesmo com nível de evidência limitado.
B
A Modulação Terapêutica da Temperatura, durante os cuidados pós-ressuscitação, visa conter a síndrome pós- parada cardiorrespiratória, diminuindo o consumo de oxigênio cerebral e limitando a lesão ao miocárdio e os danos sistêmicos. Para aqueles pacientes que permanecem comatosos, após retorno da circulação espontânea após parada cardiorrespiratória, em ritmo de taquicardia ventricular ou fibrilação ventricular, a recomendação é de resfriamento entre 32°C a 36°C, mantido por 12 a 24 horas.
C
No trauma, as tentativas de reanimação cardiopulmonar podem ser suspensas ou não iniciadas em: pacientes sem pulso em apneia, na chegada da equipe ao local em traumas fechados; sem pulso e sem sinais de vida, mesmo com ritmo cardíaco organizado, se a FC for menor de 40 bpm (AESP), em traumas penetrantes; em morte evidente; e em múltiplas vítimas.
D
Vários equipamentos mecânicos de compressão torácica vêm surgindo no mercado. Porém, nenhum mostrou-se superior à técnica padrão em termos de sobrevida e de retorno à circulação espontânea.
E
A jurisdição brasileira permite apenas aos médicos a decisão por não iniciar ou interromper manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Em caso de morte evidente, a equipe de Suporte Básico de Vida pode decidir por não iniciar as manobras, mas, caso essa equipe inicie um protocolo de ressuscitação cardiopulmonar, este só deve ser interrompido na presença de um médico.