Questão
PR - Universidade Estadual de Londrina - UEL (Hospital Universitário da UEL)
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Com-profilaxia44d4b25959
DESATUALIZADA
Com a profilaxia antirretroviral, houve redução significativa das taxas de transmissão vertical do HIV. Em relação à conduta a ser tomada com o Recém-Nascido (RN), cuja mãe é infectada pelo HIV, segundo o último protocolo do Ministério da Saúde (2017), assinale a alternativa CORRETA.

A
Se a gestante não tiver carga viral coletada no 3º trimestre, realizar 1ª dose de nevirapina nas primeiras 48 horas de vida e manter de 12 em 12 horas, por 30 dias. 
B
Se a gestante não tiver carga viral coletada, realizar 1ª dose de A ZT e nevirapina nas primeiras 8 horas de vida e mantê-los de 12 em 12 horas, por 30 dias. 
C
Para a gestante com carga viral indetectável no 3º trimestre, não é necessário realizar nevirapina para o RN, iniciar o AZT nas primeiras 8 horas de vida e manter de 6 em 6 horas, durante 6 semanas.
D
Para a gestante com carga viral detectável no 3º trimestre, iniciar o AZT nas primeiras 8 horas de vida e sulfametoxazol-trimetoprima com 15 dias de vida para profilaxia de Pneumocystis jiroveci.
E
Independentemente da carga viral materna, realizar o banho imediatamente após o nascimento, iniciar o AZT nas primeiras 4 horas de vida e manter de 12 em 12 horas, por 4 semanas.